Moradores que trabalham como síndicos devem declarar valores dos seus condomínios que estão isentos do Imposto de Renda?

Moradores Que Trabalham Como Sindicos Devem Declara Valores Dos Seus Condominios Que Estao Isentod Do Imposto De Renda Blog - Escritório Contábil em Brasília - DF | VIP Contabilidade e Gestão Condominal

Compartilhe nas redes!

Os moradores que atuam como síndicos de seus prédios e têm isenção no pagamento do condomínio devem declarar o valor como rendimento no Imposto de Renda.

Luiz Fernando Tarasiuk, sócio-Gerente de Auditoria da Russell Bedford Brasil, explica que a Receita Federal entende que a isenção é um rendimento obtido através da prestação de serviços e, por isso, deve compor a base de cálculo do IRPF.

A quantia não entra na ficha “rendimentos recebidos de PJ” porque o condomínio não possui personalidade jurídica. Dessa forma, de acordo com o sócio de impostos da EY, Antonio Gil, o valor deve ser preenchido na ficha de “rendimentos recebidos de pessoa física ou do exterior”, na coluna “outros”.

Os responsáveis pelos condomínios devem, ainda, ficar atentos para, no caso de trocas de gestão, atualizarem as informações com o fisco.

— É recomendável manter a representação do condomínio atualizada na Receita Federal, pois pode, eventualmente, ocorrer o cruzamento das informações e levar o síndico a ser enquadrado na malha fina quando entregar sua declaração de Imposto de Renda — diz Julio Paim, CEO do SíndicoNet, plataforma de tecnologia, conteúdo e serviços para síndicos, condomínios e administradoras condominiais do país.

Fonte: Extra

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

012316473289 (2) - Escritório Contábil em Brasília - DF | VIP Contabilidade e Gestão Condominal

Taxa de condomínio: aprenda a calcular agora mesmo!

Confira o passo a passo do cálculo correto para a taxa de condomínio  A taxa de condomínio é algo que determina o crescimento dessa organização. Ela precisa cobrir gastos e, claro, deixar dinheiro no caixa para eventuais problemas. Por isso,

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Veja o que o síndico pode decidir sozinho, e quais…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top