Gestão de condomínio: saiba quais as principais atribuições do síndico e administradora!

Gestao De Condominio Entenda As Obrigacoes Do Sindico E Da Administradora Blog - Escritório Contábil em Brasília - DF | VIP Contabilidade e Gestão Condominal

Compartilhe nas redes!

Entenda como ter uma gestão de condomínio mais eficiente

Saiba quais as atribuições de um síndico e da administradora e otimize a gestão de condomínio!

A maneira como é feita a sua gestão de condomínios é um assunto sério e você precisa dar a devida atenção a ela.

Sabendo disso, preparamos o presente artigo para ajudar você nessa tarefa.

Em nosso material você entenderá o que, de fato, é a gestão de condomínio, por que ela é importante e terá acesso a dicas valiosas, as quais vão ajudar a utilizá-la em sua empresa.

Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura!

O que é a gestão de condomínio e qual sua importância?

A gente pode entender condomínio como um bem cuja propriedade é de um grupo de pessoas.

Dentre as leis que o regulam, temos a Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, também conhecida como Código Civil Brasileiro.

Existem vários tipos de condomínios, sendo que os mais comuns são de imóveis, sejam eles comerciais, como shoppings centers, ou residenciais, como aqueles formados por casas e apartamentos.

Nesse aspecto, para que um condomínio possa operar da forma correta, por vezes é necessário que se realizem várias atividades, como limpeza dos espaços comuns, controle no acesso de pessoas, manutenção, etc.

Dessa forma, será a gestão de condomínios a qual irá contribuir para que tudo isso seja feito da maneira correta, de acordo com as necessidades existentes.

Uma dúvida comum quando se trata desse assunto é entender o que é e as atribuições do síndico e da administradora, vamos conversar sobre isso no próximo tópico, mas antes, aproveite para conhecer alguns artigos os quais vão ajudar você a otimizar a administração do seu condomínio:

O que é e qual a diferença entre síndico e administradora de condomínios e quais suas obrigações?

Chamamos de síndico o profissional responsável por realizar, de forma direta, a gestão de condomínio.

Dentre suas atribuições, temos zelar pelo imóvel, bem-estar e segurança dos moradores.

Ele costuma ser nomeado por meio de votação na assembleia geral dos condôminos.

Trata-se de um profissional contratado para tanto, sendo assim, é o encarregado por manter a organização nos espaços, também irá gerir as finanças, buscar promover a limpeza nos ambiente, etc.

O síndico pode ser um profissional, sendo aquele que tem formação específica para atuar nessa área, ou também pode ser um morador, que seria um indivíduo que reside no local que será gerido, o qual também possui as habilidades que são requeridas para realizar a gestão do condomínio.

A administradora de condomínio seria uma empresa, formada por profissionais especializado na área, com conhecimentos como, por exemplo, administração, contabilidade, por vezes engenharia e recursos humanos, a qual vai ajudar na gestão condominial, geralmente dando o suporte que o síndico precisa para lidar com os principais desafios existentes na área.

Nesse sentido, ela irá dar suporte na área jurídica, financeira e administrativa, poderá dar suporte para que o síndico possa fazer escolhas que estejam de acordo com as necessidades do condomínio, facilitará a gestão dos equipamentos de segurança, no gerenciamento dos contratos de prestação de serviços dos fornecedores do condomínio, apoio ao realizar as reuniões, como assembleias de gestão, irá gerar informações para que o síndico possa entender como as decisões tomadas estão refletindo nos resultados, dentre outros.

O que fazer para otimizar a sua gestão de condomínio?

Em tal contexto, uma dúvida recorrente, presente no dia a dia de muitos que atuam na gestão de condomínio, seria sobre o que fazer para que ela seja mais eficiente.

Na verdade, existem várias estratégias as quais podem ser utilizadas para tanto, nas próximas linhas a gente vai conversar sobre algumas delas.

Inicialmente é imprescindível que você tenha um rígido controle sobre os números do seu condomínio, isso quer dizer que é preciso registrar todos os valores que entrarem ou saírem do caixa.

A partir dessas informações fica muito mais fácil entender como o dinheiro está sendo gasto em seu condomínio.

Você também precisa ter uma comunicação clara e eficiente, principalmente junto a seus moradores. 

Perceba que isso é importante para transmitir avisos, principalmente aqueles ligados à segurança de todos que trafegam em seus espaços.

Note que existem muitas alternativas que podem ajudar você nessa tarefa, aplicativos de mensagens instantânea, redes sociais, etc.

Em tal ponto, considere também a necessidade de ser transparente, principalmente quando se tratar da sua prestação de contas.

Conte com relatórios claros e que possam ser facilmente entendidos pelos interessados.

Ao realizar a gestão de condomínios, busque focar na prevenção, é muito mais fácil e menos custoso evitar que um problema aconteça do que ter de lidar com ele e suas respectivas consequências.

Lembre-se que ter ajuda de quem entende é uma solução que facilitará o seu dia a dia e dará mais eficiência à sua atuação.

Por que contar com apoio especializado é importante?

Ao ter apoio de quem entende, você consegue facilitar bastante a gestão de condomínios.

Isso porque experts no assunto conhecem aspectos que podem fazer toda diferença nas suas escolhas.

Por meio da ajuda adequada, você consegue identificar estratégias de gestão de condomínio as quais podem auxiliar você a ter melhores resultados e utilizar seus recursos com eficiência.

Ainda, é possível ter acesso a relatórios os quais permitem que você conheça como suas decisões estão repercutindo nos seus números, bem como permite que você atenda de maneira mais simples a legislação, por exemplo, previdenciária e trabalhista.

No link abaixo, você conhecerá quem pode ajudar nesse aspecto:

Contabilidade especializada em condomínios

VIP Gestão Condominial: facilite o seu dia a dia e otimize a administração do seu condomínio!

Como a gente pode observar em nossa conversa, a gestão de condomínios consiste em um conjunto de ações e táticas que vão ajudar você a direcionar a forma como o seu condomínio irá operar.

Ter apoio especializado para realizá-la é uma estratégia que ajudará você a ter mais efetividade e nós, da VIP Gestão Condominial, vamos ajudar você nessa missão.

Clique no link abaixo, converse com a gente e conheça os benefícios de contar com o nosso apoio!

Preciso de ajuda para gerir o meu condomínio

Classifique nosso post post
Summary
 Gestão de condomínio: saiba quais as principais atribuições do síndico e administradora!
Article Name
Gestão de condomínio: saiba quais as principais atribuições do síndico e administradora!
Description
Entenda como ter uma gestão de condomínio mais eficiente. Leia o artigo que preparamos até o final e saiba mais!
Author
Publisher Name
Contabilidade Vip
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

012316473289 (2) - Escritório Contábil em Brasília - DF | VIP Contabilidade e Gestão Condominal

Taxa de condomínio: aprenda a calcular agora mesmo!

Confira o passo a passo do cálculo correto para a taxa de condomínio  A taxa de condomínio é algo que determina o crescimento dessa organização. Ela precisa cobrir gastos e, claro, deixar dinheiro no caixa para eventuais problemas. Por isso,

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Confira as principais dúvidas sobre direitos dos funcionários de condomínios…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top