Ícone do site Escritório Contábil em Brasília – DF | VIP Contabilidade e Gestão Condominal

Como contratar um contador para um condomínio?

Por Que Contratar Um Contador Qual O Papel Para Minha Administradora De Condominio Blog - Escritório Contábil em Brasília - DF | VIP Contabilidade e Gestão Condominal

Entenda a importância e como contratar um contador para seu condomínio!

Saiba o que fazer para contratar um contador alinhado com as necessidades do seu condomínio!

Contratar um contador é uma decisão importante, mas que, por vezes, causa dúvidas em muitos gestores de condomínio.

Por conta disso, preparamos o presente artigo com informações relevantes as quais vão ajudar você a entender mais sobre o assunto e a fazer escolhas que estejam em conformidade com as suas necessidades.

Diante disso, leia o material com atenção, ele contém informações valiosas, as quais vão ajudar a fazer essa decisão tão importante.

O que faz um contador e por que ele é importante para uma empresa?

O contador é o profissional que se preocupa em estudar o patrimônio de uma entidade.

Nesse viés, tratando-se de um condomínio, ele dará a você o suporte para entender quais os valores que entraram, como foram gastos, a composição patrimonial, ou seja, quais os imóveis, máquinas, equipamentos, móveis, etc, bem como débitos junto a fornecedores e terceiros.

Ainda, por meio da ajuda do contador, você consegue identificar aspectos que podem ser melhorados no seu condomínio, gastos que podem ser cortados, bem como outro pontos os quais podem contribuir de forma positiva para sua entidade.

Ele também tem a expertise necessária para ajudar você a lidar com as obrigações presentes na legislação, como aquelas relativas ao Direito Previdenciário, Trabalhista e Tributário.

Dessa maneira, esse é o profissional que ajudará você a ter uma gestão mais tranquila e de acordo com o que mandam as normas brasileiras.

Isso posto, no próximo tópico, você entenderá melhor como um escritório contábil funciona, mas antes disso, aproveite para conhecer alguns artigos os quais vão ajudar você a ter uma administração mais eficiente: 

Como um escritório de contabilidade opera?

Em tal cenário, por vezes, esse profissional decide atuar de maneira autônoma, ajudando vários condomínios e outros tipos de pessoas jurídicas a terem uma gestão mais eficiente.

Geralmente isso é feito por meio de um escritório contábil, o qual, para melhor organização das tarefas, é dividido em departamentos.

Nas próximas linhas, conheceremos mais sobre alguns dos principais:

Departamento fiscal

Nesse setor são calculados os tributos, enviadas declarações, bem como realizadas rotinas as quais têm como finalidade facilitar com que o condomínio esteja em dia com a legislação tributária.

Departamento pessoal

Esse departamento dará o apoio que você precisa para registrar seus colaboradores, demiti-los, é ele que calcula a folha de pagamento de seus funcionários, dentre outros aspectos ligados à conformidade trabalhista e previdenciária.

 O departamento pessoal ajudará seu condomínio a ficar longe de processo, multas e autuações trabalhistas envolvendo o não cumprimento dos direitos dos seus colaboradores.

Departamento contábil

O setor contábil elabora os demonstrativos que vão evidenciar como os recursos do seu condomínio foram gastos e de onde eles vieram.

Com a ajuda dele, fica mais fácil entender de onde está vindo e para onde os recursos estão sendo direcionados.

Ou seja, os relatórios produzidos por esse setor permite que você possa ter mais clareza ao analisar os custos do seu condomínio, compreender com mais facilidade o que pode ser cortado e também ter uma prestação de contas mais clara junto aos condôminos

Departamento de legalização de empresas

Nesse setor, o seu condomínio terá o suporte necessário para, por exemplo, obter o CNPJ, ou seja, registro na Receita Federal e em todos os órgãos necessários para que ele possa operar em conformidade legal.

Lembrando que, dependendo dos objetivos do escritório, poderão existir alguns desses setores ou vários outros, como o jurídico, esses são os mais comuns, existentes na maioria das contabilidades.

O que levar em conta ao buscar um contador para ser o parceiro da sua empresa?

Chegando até aqui já deu para você entender a importância desse profissional para o seu condomínio, não é mesmo?

Sendo assim, ao contratar um contador, o ideal é que você, inicialmente, procure entender quais as suas principais necessidades.

Por exemplo, caso você ainda não tenha feito o registro, é importante contar com uma contabilidade que realize o procedimento.

Lembrando também que trata-se de um setor bastante específico, tendo normas muito diferentes de empresas, por exemplo.

Sendo assim, contratar um contador que já atue nesse segmento costuma facilitar bastante a busca por soluções para problemas que você esteja tendo de lidar.

Como contratar um contador?

Dessa forma, ao contratar um contador, inicialmente você precisará buscar no mercado as opções disponíveis.

Feito isso, procure entender como cada um deles trabalha, quais as facilidades e vantagens que poderá oferecer à sua empresa.

Posteriormente, você precisa analisar se, de fato, o que será oferecido está de acordo com as suas necessidades.

Também é importante conhecer os valores cobrados, lembre-se que, ao contratar um contador, você assumirá um novo compromisso e isso deve estar de acordo com o caixa do seu condomínio.

Lembre-se também de, antes de assinar o contrato de prestação de serviços, repassar todas as informações e garantir que você compreenda ele de forma integral.

É fundamental que esse documento seja elaborado com clareza e considerando as particularidades da relação que está sendo firmada, ao contratar um contador.

Isso evita que, no futuro, você tenha de lidar com frustrações ao ter pensado contratar um serviço que não é prestado pelo profissional, por exemplo.

Isso posto, clique no link abaixo e conheça quem poderá ajudar você quando se tratar desse assunto:

Contabilidade especializada em condomínios 

VIP Folha Serviços Digitais: facilite a conformidade legal do seu empreendimento!

A gente pôde observar, em nossa conversa, que contratar um contador é uma decisão importante e envolve muitos detalhes, para que ela seja feita da forma correta.

Seguir as orientações que trouxemos em nosso bate-papo ajudará você a fazer escolhas alinhadas com as necessidades do seu condomínio.

Dito isso, cabe lembrar que nós, da VIP, somos uma contabilidade que entende o que você precisa para estar em dia junto ao Estado e vamos dar a você o suporte necessário para que possa estar em dia junto ao fisco.

Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça de perto os benefícios que você terá ao contar com os nossos serviços!

Preciso de ajuda para lidar com as obrigações do meu condomínio

Classifique nosso post post
Summary
Article Name
Como contratar um contador para um condomínio?
Description
Entenda a importância e como contratar um contador para seu condomínio! Leia o artigo que preparamos até o final e saiba mais!
Author
Publisher Name
Contabilidade Vip
Publisher Logo
Sair da versão mobile