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Tudo sobre demonstrativos de receitas e de despesas e sobre a sua importância para o seu condomínio
Os demonstrativos de receitas e de despesas do condomínio compõem uma gama de oportunidades para estar por dentro de todas as ações relacionadas ao departamento financeiro do condomínio
Os demonstrativos de receitas e de despesas do condomínio possibilitam o acompanhamento detalhado das principais ações financeiras.
Assim, a transparência na prestação de contas é garantida, sem falar que contribui para a ordem de despesas e de ganhos.
Vale ressaltar que o síndico e o Conselho Fiscal também devem estar dentro do processo.
Considerando tudo isso, elaboramos este conteúdo para te ajudar a entender o que são os demonstrativos de receitas e de despesas, além do que tal aspecto significa para seu condomínio. Acompanhe!
Qual o real significado dos demonstrativos de receitas e de despesas do condomínio?
O demonstrativo de receitas e despesas do condomínio trata-se de um suporte que registra, de forma objetiva, todas as transações em um tempo específico.
Quando é elaborado de forma correta, pode auxiliar bastante a administração, o síndico e o Conselho Fiscal a conduzirem o fluxo monetário.
Aliás, é por isso que ele é tão importante para garantir a saúde financeira do condomínio.
Existem vários suportes que os demonstrativos de receitas e de despesas do condomínio podem fornecer para o condomínio; destacam-se:
- Fluxo de caixa controlado;
- Planejamento financeiro;
- Melhora da saúde financeira;
- Investimentos mais eficazes;
- Prestação de contas mais precisa;
- Transparência na relação com os condomínios.
Entenda como elaborar seus demonstrativos de receitas e de despesas do condomínio
Agora que você já sabe quais são as funções e a importância dos demonstrativos de despesas e de receitas do condomínio, é necessário conhecer como eles são feitos na prática.
Primeiramente, coloque em uma planilha as classificações que o demonstrativo deve ter. Ademais, é interessante organizar pastas com os documentos relacionados às transações.
Os documentos solicitados são:
- Relatório de recebimento: os dados devem ser detalhados, então não deixe de mencionar a fonte do valor, a data e a totalidade recebida;
- Relatório de despesa: como o próprio nome já indica, no demonstrativo, não pode faltar o registro de despesas. Afinal, é a partir dele que o financeiro do condomínio é controlado. É importante separá-las entre despesas ordinárias e extraordinárias;
- Relatório de orçamento: esse item é capaz de reunir todos os dados relevantes, que, posteriormente, irão te auxiliar no comparativo entre os meses; serão identificadas variações e seu impacto na saúde financeira do condomínio;
- Relatório de inadimplência: por fim, esse fator consegue acompanhar o fluxo monetário, sendo possível perceber, de forma mais nítida, os casos de inadimplência dos condôminos.
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Quando falamos nos demonstrativos de despesas e de receitas do condomínio, vale pensar: quem trata melhor a saúde financeira de uma empresa, senão um serviço contábil especializado na área?
Por isso, conte com o nosso time de especialistas, nós podemos te auxiliar nesse e em outros assuntos relacionados à gestão financeira do seu condomínio.
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