Itens de segurança são indispensáveis para manter a segurança e o bom andamento da vida dos moradores e funcionários, fruto de uma gestão condominial ativa e eficaz, mantendo sempre o caixa em ordem e sua saúde financeira em dia.

Afinal, o descuido com manutenção, reparos e revisões de ambientes e equipamentos pode causar enormes aborrecimentos e contratempos para os condôminos, sem contar com os gastos excessivos e até mesmo processos jurídicos dependendo da complexidade do problema.

Quais são os itens de segurança?

É dever do síndico e da administradora do condomínio realizar as vistorias dos itens de segurança e em caso de irregularidades percebidas na fiscalização dos órgãos competentes, a responsabilidade passa por eles.

Mas você, morador de condomínio, sabe quais equipamentos de segurança são obrigatórios? Separamos uma lista com os principais itens, aproveite e faça um checklist no local onde você mora.

Extintores, mangueiras e hidrantes

Esses itens devem passar por manutenção e inspeção anualmente.

Todos os hidrantes do prédio devem estar com a mangueira corretamente enrolada e conter bico e chave “storz”, sem contar que todos devem ter o selo do INMETRO para garantir total segurança na hora que for preciso a utilização.

Seguro contra incêndios

Você sabia que todo condomínio é obrigado por lei a ter uma cobertura contra incêndios? Mas para poder receber o benefício é necessário que o local esteja cumprindo com todas as suas obrigações legais.

Escadas

As escadas devem estar sempre totalmente desobstruídas e não deve ter nenhum tipo de portão ou portas nas escadas. Os corrimãos devem ser contínuos e na altura adequada exigida pelo corpo de bombeiros. O sistema de iluminação de emergência deve ter manutenção em dia.

Porta corta-fogo

Esse é um dos mais importantes itens de segurança em caso de incêndio, a porta corta-fogo vai garantir a saída segura dos moradores, pela escada, em caso de incêndio no condomínio.

Essas portas não devem ficar trancadas, desobstruídas e precisam fechar sozinhas após serem abertas. A porta corta-fogo deve passar por manutenção a cada seis meses.

Ao procurar por um local para residir, existe a necessidade de avaliar alguns pontos importantes.

Entre eles, o fato do imóvel estar de acordo com as necessidades do dia a dia e a localização, mas o mais importante é analisar itens fundamentais de segurança para todos do condomínio.

Fonte: Viva o condomínio.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!